Uma Mina de Ouro no seu Negócio



Talvez a coisa mais valiosa que o seu negócio tenha são seus clientes.


Sem eles não há quem compre seus produtos ou serviços e, portanto, não há fluxo de caixa e o negócio morre.


Então, a primeira preocupação de uma pequena empresa é atrair clientes potenciais para formar sua base de clientes compradores.


Sua empresa precisa fazer investimentos em marketing para comunicar sua oferta para seu mercado alvo, o que pode ser muito custoso, mas necessário, principalmente se o negócio está iniciando.


Com o tempo, este esforço poderá ser ajustado na medida que você forma uma carteira de clientes que compra frequentemente da sua empresa e sustenta o fluxo de caixa do negócio.


É neste ponto que eu vejo muitos empreendedores cometerem um erro capital.

Eles se esquecem da sua carteira de clientes e continuam investindo para atrair novos clientes através de ações de marketing.


Não é raro eu me deparar com empresas sentadas em cima de uma verdadeira mina de ouro inexplorada: milhares de clientes que estão no cadastro da empresa completamente esquecidos e abandonados.


Um cliente que já comprou da sua empresa e teve uma boa experiência, é muito mais propenso a comprar novamente do que um novo cliente que você está tentando atrair para o seu negócio.


Além disto, o custo de aquisição do cliente em carteira já foi realizado e você estará incrementado o retorno do seu investimento em marketing trazendo-o de volta.


Não estou aqui dizendo que sua empresa não deve mais atrair clientes novos através do seu marketing.


Mas ela não pode abandonar seus clientes antigos, deixando-os ir embora por falta de atenção.


Algumas dicas para você manter sua base de clientes ativa, comprando de forma recorrente:

Primeiro de tudo, mantenha um cadastro de clientes atualizado e com informações relevantes para você manter um relacionamento com eles.


Por incrível que pareça, muitas empresas são negligentes com isto.


Em segundo lugar, mantenha contato frequente com seus clientes, lembrando a eles da sua existência, dos seus produtos e serviços. Faça ofertas atraentes para estimular seu retorno.


Utilize de mais de um meio para alcançá-los e não confie apenas nas suas postagens de redes sociais. Elas não chegam a todos eles.


Por fim, tenha métricas para acompanhamento da sua carteira de clientes como por exemplo: nº de clientes ativos e inativos, nº médio de transações por período, tempo médio para retorno e ticket médio de compra.


Se a sua empresa tiver uma boa combinação de estratégias para atrair novos clientes e reter seus clientes antigos, sua base de clientes compradores irá crescer, assim como o seu fluxo de caixa.

Eu espero que este vídeo ajude você a descobrir uma possível mina de ouro em seu negócio.


Aproveite para descobrir outras coisas que podem estar impedindo sua empresa de prosperar, fazendo meu diagnóstico completo de negócio acessando o link que está nos comentários, se você estiver assistindo este vídeo no Linkedin ou no YouTube.


Se você estiver no Instagram, acesse o link na BIO.


Ou ainda, me mande uma mensagem que eu encaminho direto para você.


Você vai receber gratuitamente um relatório completo no seu e-mail com as áreas de oportunidade e sugestões para você melhorar o desempenho total do seu negócio.


Não deixe de me seguir, compartilhar o conteúdo com quem precisar e fazer as perguntas e comentários que quiser.


Eu sou Eduardo Mendonça, e nós nos vemos em um próximo vídeo!


Para fazer o Diagnóstico de Negócio para sua empresa, acesse:

https://mentor-eduardo-mendonca.scoreapp.com/p/jogo-dos-negocios

c1f84f_3793e48946bf44c990320f1d05374896~

Olá! Eu sou Eduardo Mendonça, treinador de negócios. Minha missão é ajudar donos e donas de negócios a criar empresas mais lucrativas e prósperas que proporcione qualidade de vida para eles e suas famílias.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square