Como Elaborar um Balancete Mensal e Saber onde está o Dinheiro do seu Negócio.


Uma questão muito comum quando se mostra o lucro de uma empresa para o seu dono ou dona é "mas onde está este dinheiro? Não vejo ele no meu caixa!"


Isto ocorre por não haver o entendimento do destino do dinheiro resultante das vendas do seu negócio.


Se a sua empresa vender e comprar tudo à vista sem formar estoque, é bem provável que o lucro do seu negócio apareça no seu caixa como sinaliza o DRE (para saber mais sobre o DRE acesse o post Seu Negócio dá Dinheiro? )


Mas na prática a dinâmica do negócio não ocorre desta maneira.


Se a sua empresa é comercio ou indústria, ela compra mercadorias e insumos que geram estoque e contas a pagar. Da mesma forma, ela transforma e vende mercadorias que consomem o estoque e geram contas a receber. Se ela for uma empresa de serviços, esta dinâmica também vai acontecer com pequenas diferenças.


Além disto, sua empresa faz empréstimos, realiza investimentos, paga financiamentos e distribui lucros para os sócios, o que coloca e retira dinheiro do caixa.


Compreendida esta dinâmica do negócio, para saber onde está o seu dinheiro, oriundo do lucro do negócio, é importante que você registre pontualmente os valores no balancete mensal da sua empresa.


Para tornar esta ferramenta do balancete mais simples e relevante para o seu negócio, considere as seguintes contas:


Ativos

  • Caixa: o valor que você tem em espécie dentro do negócio

  • Bancos: o valor que você tem em conta corrente e contas de investimentos nos bancos com os quais opera

  • Estoque: o valor pelo preço de custo do estoque que sua empresa carrega

  • Contas a Receber: o valor referente a vendas realizadas e não recebidas em todas as modialidades de crédito

  • Investimentos: valores realizados para compra de ativos para a empresa

Passivos

  • Fornecedores: o valor referente a compras de mercadorias e insumos realizadas e não pagas

  • Financiamentos: o valor total em aberto relativo a financiamentos contratados para aquisição de ativos

  • Empréstimos: o valor total em aberto relativo a empréstimos contraídos para capital de giro

  • Dívida Fiscal: o valor total em aberto referente a dívidas fiscais, refinanciadas ou não

O registro destes valores deve ser feito na virada de cada mês, como uma fotografia. Assim, você irá saber quanto de valor tem em cada uma delas.


Dependendo da forma de sua empresa operar e das transações que ela fizer no período, o dinheiro vai se movimentar de uma forma específica.


Por exemplo, se a sua empresa vende à prazo, o valor do faturamento está no resultado mas o dinheiro não está no caixa, está no contas à receber.


Se você compra mercadoria à prazo e ela não foi vendida, seu valor foi adicionado ao estoque e no contas à pagar, sem mexer no seu caixa.


De um mês para o outro você poderá visualizar a variação destas contas e seu impacto no caixa da empresa, composto pelas contas Caixa e Bancos.

  • Variação no Estoque, Contas a Receber e Investimentos: se houver um crescimento no valor destas contas, haverá uma redução no caixa. Se houver uma redução no valor destas contas, o caixa sofrerá um acréscimo.

  • Variação em Fornecedores, Financiamentos , Empréstimos e Dívida Fiscal: se houver acréscimo nestas contas, o caixa sofrerá uma variação positiva. Se houver uma redução nestas contas, o caixa sofrerá uma variação negativa.

Registrar e comprender estas contas e suas variações é fundamental para você gerenciar sua empresa, tomando as decisões necessárias para manter seu caixa saudável e crescente.


Um outro indicador importante é o Caixa Líquido. Ele é a diferença entre as contas do ativo e do passivo da empresa. Se ele for positivo, significa que você terá recursos financeiros caso liquide a empresa. Se for negativo, você sairá devendo.


Para ajudar você nesta tarefa de monitorar suas contas, saber onde está o seu dinheiro e se seu caixa líquido é positivo ou negativo, eu preparei um material composto por um Guia Prático, uma Planilha de Trabalho e um Vídeo Tutorial.


Basta clicar no botão abaixo para pegá-lo gratuitamente.




Espero que este conteúdo te ajude a trazer mais prosperidade para o seu negócio.



Eduardo Mendonça

Treinador de Negócios

c1f84f_3793e48946bf44c990320f1d05374896~

Olá! Eu sou Eduardo Mendonça, treinador de negócios. Minha missão é ajudar donos e donas de negócios a criar empresas mais lucrativas e prósperas que proporcione qualidade de vida para eles e suas famílias.

Posts Em Destaque