Please reload

Posts Recentes

Os 5 Caminhos para suas Vendas Decolarem!

March 1, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

Por que Algumas Empresas Desempenham Melhor do que as Outras.

Você acha que sua empresa está com um desempenho abaixo da sua concorrência?

 

O motivo pode estar com você!

 

Trabalhando como coach empresarial em empresas de diferentes ramos de negócio, tamanhos e estágio de desenvolvimento, sempre observei que algumas delas conseguem superar as dificuldades impostas pelo ambiente externo, e apresentar desempenhos superiores à média do mercado, com desenvolvimento e crescimento contínuo.

 

Com o tempo, consegui perceber que a diferença entre a mediocridade e a excelência vai muito além do domínio técnico do negócio, mas está também na atitude do dono da empresa em relação a alguns pontos fundamentais da empresa. A maneira como ele se comporta em relação a estes pontos é determinante para o nível de desempenho e resultados alcançados pela empresa.

 

Mas quais são estes comportamentos que podem contribuir para o sucesso, ou o insucesso, do seu negócio?

 

O primeiro deles é ter uma objetivos e metas bem definidos de negócio, e comunicados abertamente à toda empresa. Parece óbvio, mas muitos donos de negócio falham ao não definir objetivos e metas. Ou quando o fazem, deixam de compartilhar com sua equipe. Isto deixa o negócio sem um direcionamento claro, e dilui o esforço dos colaboradores, que ficam sem foco de ação. Os donos de empresas que tem desempenho superior sabem que isto é o ponto de partida para o sucesso, e jamais vão se furtar a estabelecer a direção que o negócio deve tomar, e assegurar que toda a empresa esteja ciente e alinhada com seus objetivos e metas.

 

O segundo comportamento observado em donos de negócio bem-sucedidos é a constante verificação do nível de desempenho alcançado pela empresa e por cada membro de sua equipe. Através de indicadores chave de desempenho, alinhados com os objetivos e metas da empresa, eles confrontam continuamente o resultado alcançado contra o esperado. Com isto, ele tem um entendimento concreto da evolução e crescimento da empresa, com dados objetivos. Donos de empresas medíocres não tem este acompanhamento consistente dos seus resultados, e normalmente tem pouco domínio dos seus números.

 

O terceiro comportamento adotado por empreendedores de sucesso é o seu nível de exigência com o desempenho da empresa e de seus colaboradores. De maneira consistente e criteriosa, eles vão questionar o desempenho dos indicadores chave do negócio apresentados, e vão responsabilizar sua equipe por eles. Isto não significa culpar pessoas, mas não aceitar desculpas comuns e sem fundamento para desempenhos abaixo do esperado. Por outro lado, empresários medíocres irão facilmente sintonizar com as desculpas apresentadas por seus colaboradores, deixando-os em uma zona de conforto, sem desafiá-los a encontrar soluções para alcançar o que era esperado.

 

Por fim, há algo mais que donos de negócio de sucesso fazem. Ao mesmo tempo em que estabelecem metas, acompanham e cobram seus colaboradores, eles têm uma atenção cuidadosa com as pessoas que contribuem para o resultado do negócio. Esta atenção envolve ações de apoio, orientação e feedback, que não só ajudam os colaboradores a desempenharem melhor, mas faz com que eles se sintam verdadeiramente parte da empresa. Chamo isto de orgulho em pertencer. Já donos de empresas com desempenham mediano, tem por hábito deixar seus colaboradores à própria sorte, com pouco ou nenhum acompanhamento, e colocando a culpa neles quando algo não vai bem.

 

Então, se os resultados que sua empresa vem entregando para você não estão dentro do esperado, olhe para o seu próprio comportamento e questione:

 

Tenho feito o meu melhor para....

  • ...definir objetivos e metas, e comunicar claramente para minha equipe?

  • ...monitorar permanentemente o desempenho da empresa e da equipe através de indicadores-chave de desempenho

  • ...confrontar desempenhos abaixo do esperado, e não aceitar desculpas de minha equipe?

  • ...apoiar, orientar e dar feedback para meus colaboradores, para impulsionar seu desempenho?

Se você responder sim para todas estas questões, eu posso apostar que sua empresa está com uma performance acima da sua concorrência.

 

Se você responder que não para alguma delas, reveja e ajuste sua atitude, e continue avançando.

 

Se você responder não para todas elas, melhor fazer uma grande mudança de comportamento, ou não irá muito longe.

 

Caso você gostaria de discutir estratégias para melhorar seu desempenho e o de sua empresa, eu encorajo você a agendar uma Sessão de Coaching de Cortesia comigo. 

 

Acesse aqui para agendar!

 

Você sairá com boas ideias, e talvez possamos trabalhar juntos.

 

Sucesso sempre!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga