Please reload

Posts Recentes

Os 5 Caminhos para suas Vendas Decolarem!

March 1, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

Por que promover alguém interno pode não ser uma boa ideia?

É uma prática comum das empresas, quando precisam ocupar uma posição de gestão na organização, promover colaboradores com um bom desempenho em sua função operacional.

 

Mas tão comum quanto esta prática, é o fato de que muitas destas promoções resultem em fracasso, provocando um duplo prejuízo: não só a empresa perde seu novo gerente, já que muitos deixam a empresa, mas perde também seu melhor colaborador.

 

E por que isto acontece?

 

Fundamentalmente porque as competências necessárias para a gestão são muito distintas daquelas necessárias para funções operacionais.

 

Com base em uma pesquisa realizada com 7.000 trabalhadores pela Zenger / Folkman, foram identificadas 6 competências necessárias para um grande gestor:

 

  1. Ser aberto a feedback e mudança pessoal - Uma competência chave na busca da melhoria contínua, pedindo e aceitando feedback de colegas e subordinados.

  2. Apoiar o desenvolvimento de seus subordinados - Diferente das funções operacionais, onde o colaborador pode estar preocupado com seu próprio desenvolvimento, bons gestores se preocupam e se orgulham do desenvolvimento de sua equipe.

  3. Estar aberto para a inovação - Lideres focam na criatividade e entendem que ela pode levar tempo para se tornar em algo eficiente, enquanto funções operacionais se empenham em fazer um processo que dominam funcionar o mais eficientemente possível.

  4. Comunicar bem - Um bom gerente é capaz de apresentar suas ideias de maneira  interessante e engajadora. Para funções operacionais, a boa comunicação é desejável mas não é fundamental.

  5.  Ter bom relacionamento interpessoal - Esta competência é um requisito para gerentes eficazes. Ter inteligência emocional se tornou essencial para as funções de liderança, o que não é para funções operacionais.

  6. Apoiar mudanças organizacionais - Enquanto funções operacionais  são auto centradas, líderes e gerentes precisam colocar a organização acima deles.

A pesquisa mostra que muitos dos colaboradores altamente produtivos  eram significativamente menos efetivos nestas competências, o que explica por que pessoas altamente produtivas não necessariamente são capazes de liderar outras.

 

De acordo com os dados da pesquisa, um em cada quatro pessoas que são promovidas pelo seu ótimo desempenho operacional tem grande chance de serem menos efetivas em cargos de liderança do que esperado.

 

É importante que estas competências sejam treinadas bem antes que uma pessoa seja promovida a um cargo de gestão, a partir do momento em que ela seja identificada como um alto potencial. Elas levam tempo para serem desenvolvidas, comparado com a urgência dos resultados esperados após uma promoção.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga