Please reload

Posts Recentes

Os 5 Caminhos para suas Vendas Decolarem!

March 1, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

Os 5 Fatores que determinam o Sucesso do seu Negócio.

O que é ter sucesso?

 

 

 

Esta é uma pergunta que eu sempre faço a donos de negócio quando tenho oportunidade de falar com eles, seja em uma roda de conversa ou em uma palestra.

 

As respostas são muito variadas, e todas corretas. Cada um tem a sua própria medida de sucesso.

 

O sucesso pode ser representado por coisas que você quer ter, ser ou fazer em sua empresa. Pode ser definido em resultados objetivos do negócio, como ter lucro, faturamento, filiais, colaboradores, etc. Ou pode ser representado por resultados mais amplos como ser uma empresa reconhecida pelo mercado ou preferida pelos clientes. Também, o sucesso pode ser relacionado com a qualidade de vida que a empresa proporciona para seus proprietários e colaboradores.

 

A questão que eu coloco na sequência é quais são os fatores que devem ser considerados para se alcançar o sucesso desejado?

 

Eu coloco a resposta para esta questão em uma fórmula simples, com cinco fatores:

 

SUCESSO = SONHO X META X PLANO X APRENDIZADO X AÇÃO

 

O sucesso é o resultado da multiplicação destes 5 fatores. O tamanho do sucesso da sua empresa vai depender do uso e da intensidade destes fatores.

 

SONHO

 

O sonho é o início de tudo. É a idealização e a visualização de algo que se deseja. Sua ausência exclui os outros fatores e aponta para o não sucesso.

 

O sonho deve ter duas características essenciais: a clareza, que define com detalhes o que se almeja, e ambição que estabelece o grau de desejo daquilo que se quer. A falta de clareza e ambição do que se sonha enfraquece a possibilidade e o potencial do sucesso empresarial.

 

Usualmente, o sonho do empreendedor será encontrado na Visão de Negócio que ele escrever.

 

Você tem um sonho claro para seu negócio e sua vida empresarial? Qual é o tamanho e a intensidade deste sonho? Você compartilha este sonho com seus colaboradores, clientes e fornecedores?

 

Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno.

 

METAS

 

As metas são marcos objetivos que deixam claro o que eu devo alcançar e quando isto deve acontecer para que meu sonho seja realizado.

 

Se você pensar em uma montanha a ser escalada, como seu sonho a ser realizado, as metas são as altitudes intermediárias a serem atingidas que te levarão ao topo da montanha. Se você não passar por estes marcos, não chegará lá.

 

Muitos donos de negócio que eu conheço, começam suas escaladas empresariais sem metas claras, e se perdem pelo caminho.

 

As metas devem ser específicas, mensuráveis, desafiadoras, objetivas e temporais para serem eficazes.

 

Na sua empresa, você tem metas de negócio de longo, médio e curto prazo? Estas metas estão escritas e compartilhadas com as pessoas que podem contribuir para sua conquista? Você revisa suas metas de negócio com frequência e faz ajustes necessários?

 

Um sonho sem metas é apenas um devaneio.

 

PLANO

 

Agora que seu negócio tem uma visão e metas, você vai precisar estabelecer um passo-a-passo para chegar lá.

 

Quando você faz uma viagem com sua família, você pensa e organiza com antecedência todas as etapas (os lugares que você vai visitar), as ações (comprar passagens, reservar hotéis e carros, etc.) e os recursos (dinheiro, documentos, seguros, etc.) necessários para que seu passeio seja bem-sucedido e feliz.

 

Imagine o que vai acontecer se você sair a viajar sem um planejamento mínimo. Provavelmente será um caos enorme e trará grande frustração.

 

Muitas empresas falham nesta tarefa de construir um planejamento mínimo que assegure uma “viagem” segura e tranquila em direção ao seu sucesso. E ao fazer isto, se perdem em ações pontuais, desconexas e improdutivas, causando prejuízos e trazendo grande estresse para a equipe e para o dono.

 

Sua empresa tem um plano de ações escrito e compartilhado com sua equipe? Este plano está alinhado com sua visão e suas metas de negócio? Este plano é revisado periodicamente?

 

Não planejamos em falhar, mas falhamos em não planejar.

 

APRENDIZADO

 

Neste ponto é que muitos donos de negócio limitam o tamanho do seu sucesso.

 

Para alcançar um sonho ambicioso, um dono de negócio pode ser limitado pelo seu nível de conhecimento, por sua falta de habilidade e pelo seu comportamento. E a única maneira de se corrigir isto e ampliar suas competências é através do aprendizado contínuo. Para isto, você precisa de uma mente aberta e disposta a conhecer, a investigar e se relacionar.

 

O mundo moderno possibilita muitas formas e meios de aprendizado. O meio digital é farto em conteúdo através de livros, vídeos, blogs, e-books, palestras on-line, cursos on-line, que facilitam e agilizam a busca pelo conhecimento. Sem esquecer os meios tradicionais de palestras, eventos de networking, convenções, seminários que nos possibilitam, além do conhecimento, um ambiente de convivência e troca de experiência.

 

O segredo é saber escolher.

 

Em que você precisa se desenvolver? Onde está o melhor conhecimento? Quem são as melhores pessoas para eu me relacionar?

 

Uma mente fechada é igual a um paraquedas, não serve para nada.

 

AÇÃO

 

Não há resultado sem ação.

 

Tudo o que você pensou e planejou até agora: seus sonhos, suas metas, seus planos e seu aprendizado só irão se materializar através da ação massiva e organizada.

 

A falta da ação, fruto do medo de agir ou da zona de conforto leva à procrastinação e à frustração.

 

Uma maneira eficaz de se vencer a procrastinação é se colocar em movimento o quanto antes, mesmo que em pequenos atos. A sensação de realização fará com que você pegue embalo e intensifique suas atividades, aumentando seu nível de realização.

 

Você está executando seu planejamento de forma diligente? Qual o nível de intensidade de suas ações?

 

Saber e não fazer é o mesmo que não saber.

 

Comente sobre o que achou do tema e compartilhe se você acredita que ele pode ajudar alguém que você conheça.

 

Se você precisa de ajuda neste assunto ou em alguma outra área da sua empresa, peça uma Sessão de Coaching de Cortesia comigo.

 

Sucesso Sempre!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga