O que Você está fazendo com seu Tempo?


Você tem a sensação no final do dia que esteve muito ocupado, mas que não conseguiu realizar nada muito importante para a sua empresa?

Você pensa que dedica muito esforço para seu negócio, mas ele não consegue prosperar?

Você se sente sobrecarregado, trabalhando muitas horas sem muito resultado?

A razão para que isto esteja acontecendo é que você não está fazendo bom uso do seu recurso mais valioso, o TEMPO!

Muitos donos de negócios dão pouca atenção e valor ao seu próprio tempo.

O tempo é um ativo que, se mal utilizado, não poderá ser recuperado, diferente dos de outros ativos, como o dinheiro por exemplo.

E isto o torna mais crítico.

Se você deixa o seu tempo disponível, ele irá desaparecer, da mesma forma como funciona com dinheiro. Se você não dá um destino para ele, vai desaparecer em gastos desnecessários e sem retorno.

O uso do seu tempo pode estar caindo em uma destas três situações:

Desperdício – você está usando o seu tempo em atividades que não tem nenhuma importância, e tem baixo valor. São as distrações que o dia-a-dia traz e que consomem silenciosamente este precioso recurso.

A internet e as mídias sociais são bons exemplos.

As interrupções feitas por outras pessoas que trazem suas próprias questões, de forma inoportuna, e não respeitam o valor do seu tempo, são outro exemplo.

É como você pegasse todo seu dinheiro e torrasse em bobagens.

Isto traz improdutividade e baixo retorno para você e seu negócio.

Estas atividades você deve eliminar!

Gasto – você está usando seu tempo para realizar tarefas corriqueiras e repetitivas do dia-a-dia da sua empresa. Elas são necessárias, mas não são importantes, porque não farão grande diferença no crescimento e desenvolvimento de sua empresa.

Estas tarefas são rotinas administrativas e comerciais do seu negócio que, corretamente organizadas e documentadas, podem ser delegadas para outras pessoas da sua organização.

Em outras palavras, você pode pagar alguém mais barato do que você mesmo para fazê-las.

Investimento – você está alocando seu tempo em ações estratégicas que são de grande valor para o seu desenvolvimento e o crescimento da sua empresa.

Todo investimento pressupõe um retorno, e estas ações são capazes de trazer um retorno expressivas para o seu negócio.

Negociações com novos clientes, desenvolvimento de parcerias de negócio, networking com grupos de empresários, participação em palestras e cursos, planejamento do negócio e aprendizado através da leitura são exemplos de tempo bem investido.

O tamanho da sua empresa vai depender diretamente de como você utiliza seu tempo.

Quanto mais ele estiver sendo investido em atividades de valor, e não gasto e desperdiçado, maior o potencial de crescimento do seu negócio.

Idealmente, eu recomento que, no mínimo, 70% do seu tempo deveria estar na sendo na categoria Investimento.

É lógico que para chegar neste nível, você irá precisar fazer coisas diferentes. Algumas dicas para você chegar neste patamar:

  • Faça um inventário das suas atividades e descubra como está fazendo uso do seu tempo neste momento. Eu garanto que você terá surpresas!

  • Defina as atividades que irá eliminar e as que irá delegar. Faça o processo de delegação de forma adequada, para não sofrer com o efeito bumerangue (vai voltar para você!)

  • Organize sua agenda semanal, definindo previamente que atividades estarão ocupando seu tempo. Coloque primeiro as mais importantes, incluindo aquelas de desenvolvimento pessoal (inglês, atividade física, etc).

  • Na sua agenda semanal, agrupe suas atividades para não deixar espaços vazios. Espaço vazio significa que você não tem o que fazer naquele período.

  • Planeje seu dia com antecedência, de preferência na véspera. Fazer isto te trará uma sensação maior de controle ao iniciar o dia, e diminuirá sua ansiedade.

  • Eduque as pessoas que se relacionam com você a respeito da sua agenda e do valor do seu tempo. Elimine as interrupções.

  • Tenha paciência para aprender e aplicar o conceito. Vá fazendo ajuste

s ao longo do caminho, mas não abandone o processo. Os ganhos são expressivos, eu garanto.

  • Cuidado com as desculpas de que para você isto não funciona. Eu já vi funcionar para muita gente que também não acreditava no poder do domínio do tempo.

Comente sobre o que achou do tema e compartilhe se você acredita que ele pode ajudar alguém que você conheça.

Se você precisa de ajuda neste assunto ou em alguma outra área da sua empresa, peça uma Sessão de Coaching de Cortesia comigo.

Sucesso Sempre!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Álvaro Guterres 335 / 206.

Porto Alegre - RS 94920-010
 

T: 51 993 257 699

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook