Please reload

Posts Recentes

Os 5 Caminhos para suas Vendas Decolarem!

March 1, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

Contratar certo! A Chave para uma Equipe Vencedora.

 

 

Responda a estas perguntas sobre a sua equipe, antes de você ler este post.

  • Como você avalia o nível de desempenho da sua equipe? Você tem uma equipe vencedora, ou está jogando só para participar?

  • Qual é o nível de comprometimento de sua equipe com seu negócio? Ela está engajada, ou está apenas cumprindo suas tarefas básicas?

  • Qual é o processo de contratação que sua empresa adota? Ele é bem estruturado, ou só se pensa nisto quando se precisa de pessoal?

Se você deseja que o seu negócio cresça e tenha grandes resultados, você vai precisar de uma equipe dedicada, talentosa e comprometida para realizar as atividades do dia-a-dia da sua empresa.

 

É sua equipe que vai produzir, vender, entregar, atender e servir ao seu cliente. Se ela fizer seu trabalho com qualidade e consistência, seus clientes ficarão satisfeitos, retornarão e indicarão outros clientes para o seu negócio. Assim, seu negócio irá crescer e prosperar, e você não precisará dedicar tanto tempo na sua operação. É o que chamo de ciclo virtuoso dos negócios!

 

Acontece que, em todas as empresas com quem eu trabalho, as reclamações sobre equipe são constantes:

  • as pessoas não fazem o que é pedido

  • as pessoas não fazem as tarefas com qualidade

  • as pessoas não são comprometidas

  • e por aí vai....

 

Talvez na sua empresa não seja diferente!

 

Muitas vezes, a origem deste problema está com a própria empresa. Afinal, é ela quem recruta, seleciona, contrata, integra e treina o colaborador.

 

Se a equipe não está rendendo o esperado, algo neste processo não está funcionando bem.

 

O que vejo normalmente em meus trabalhos como Coach de Negócios, é que o problema está no início deste processo.

 

Para sua empresa montar uma equipe vencedora, ela precisa descrever com clareza cada posição da organização, antes mesmo de colocar uma pessoa dentro do seu negócio.

 

Eu chamo isto de Contrato de Posição.

 

Com ele, você aumenta muito as chances de ter a pessoa certa, no lugar certo, entregando o que sua empresa espera.

 

Este contrato de posição deve conter 5 pontos:

  1. A missão da função a ser ocupada. Com isto, sua empresa irá estabelecer claramente porque esta função existe nesta empresa e o que se espera de quem irá ocupar a posição.

  2. Os resultados que esta função deve entregar para a empresa. Assim, tanto a empresa quanto o colaborador terão claro os parâmetros utilizados para um bom desempenho. Cuidado para não colocar aqui rotinas e atribuições da função. Estou falando de resultados mensuráveis. Por exemplo: rentabilidade, faturamento, satisfação do cliente, produtividade, entre outros.

  3. Os comportamentos críticos esperados de quem irá ocupar a posição. Sem eles, o desempenho será comprometido. As possibilidades são inúmeras, como comprometimento, bom relacionamento, entusiasmo, foco no cliente, e tantos outros. Uma dica importante: descreva brevemente cada um destes comportamentos para facilitar sua compreensão pelo colaborador e não deixar dúvida de interpretação.

  4. Uma lista completa das rotinas que devem ser cumpridas por quem ocupar esta posição. Organize estas rotinas por dia, por semana e por mês. Ao fazer isto, sua empresa deixará claro o que deve ser feito e quando. Ninguém irá dizer que não sabia que tinha que fazer determinada tarefa.

  5. As competências técnicas necessárias para o melhor desempenho da função. Isto deve incluir conhecimentos específicos como formação acadêmica, língua estrangeira e domínio de informática, por exemplo.

Ao finalizar a construção de um contrato de posição, sua empresa poderá ir ao mercado buscar o melhor colaborador possível, que mais se aproxima do perfil que foi definido.

 

Se o candidato não se encaixa neste perfil, melhor não contratar. Em pouco tempo você terá que demitir e estará perdendo tempo e dinheiro.

 

E o que você faz com os colaboradores que já estão na empresa? Faça a mesma coisa, e recontrate-os!

 

Caso você queira se aprofundar neste tema, eu recomendo muito a leitura do livro Quem? de Geoff Smart e Randy Street.

 

Se você tem problemas de equipe e gostaria de discutir estratégias para melhorar seu desempenho, eu encorajo você a agendar uma Sessão de Coaching Gratuita comigo.

 

Você sairá com boas ideias, e talvez possamos trabalhar juntos.

 

Sucesso sempre!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga