Please reload

Posts Recentes

Os 5 Caminhos para suas Vendas Decolarem!

March 1, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

3 Problemas a evitar para que seu Negócio não fracasse.

 

O Brasil é um país com uma taxa elevada e crescente de empreendedorismo, segundo a última pesquisa GEM (Global Enterpreneurship Monitor) de 2015. De acordo com esta pesquisa a taxa total de empreendedorismo para o Brasil foi de 39.3%, o que significa que 52 milhões de brasileiros com idade entre 18 e 64 anos estavam envolvidos na criação ou manutenção de algum negócio, na condição de empreendedor.

 

Esta mesma pesquisa mostra que ter um negócio próprio figura entre os principais sonhos dos brasileiros (34%).

 

O lado ruim desta história é que, de acordo com o Estudo de Sobrevivência de Empresas no Brasil, apresentado pelo Sebrae em 2016, a taxa de mortalidade das empresas até dois anos é de 41,6% (considerando dados até 2012).

 

Certamente, com o agravamento da crise econômica no país desde então, esta mortalidade tende a ter crescido.

 

Mas o que faz com que os empreendedores não tenham sucesso com suas empresas, e sofram com os sentimentos de frustração, tristeza e fracasso?

 

Na minha experiência ajudando donos de negócios, eu vejo três problemas comuns:

 

Falta de um Plano de Marketing adequado

 

Muitos donos de negócio adotam uma postura passiva em relação a atração de clientes para o seu negócio. Eles agem como se bastasse abrir as portas e os clientes irão aparecer. Não é bem assim.

 

Todo negócio precisa de uma Plano de Marketing bem montado para atrair, converter e reter clientes, para que haja um fluxo de caixa suficiente para que ele seja rentável.

 

A empresa tem que definir uma proposta de valor para atrair clientes potenciais, colocar no lugar um processo de vendas (ou atendimento) para transformá-los em clientes compradores e construir um relacionamento sólido para fidelizar a compra.

 

Na ActionCOACH, nós usamos os 5 Caminhos para as Vendas e os Lucros. Através desta sistemática e de um conjunto de mais de 300 estratégias simples (e baratas!) e eficazes, ajudamos as empresas a impulsionar rapidamente seu faturamento e seu lucro.

 

Falta de caixa

 

Esta é a principal causa da mortalidade das empresas, independente das condições da economia.

 

Ter um negócio pode ser incrivelmente caro. Você necessita de recursos suficientes para realmente fazer sua empresa funcionar. Obter licenças, alugar espaço, comprar seu estoque inicial, contratar funcionários ... o custo cresce rapidamente.

 

Sua empresa precisa de um bom domínio das finanças para ter chance de prosperar, e isto envolve ter controle e previsão do fluxo de dinheiro do negócio para antecipar os prováveis “cash-gaps” (falta de dinheiro).

 

Algumas estratégias que você pode usar para passar por esta situação são negociação com fornecedores para adiamento de pagamentos, promoções de venda à vista e antecipação de recebíveis.

 

Falta de conhecimento em gestão

 

Muitos empreendedores abrem suas empresas por gostar daquilo que sabem fazer, mas isto não é suficiente.

 

Para que estes empreendedores tenham sucesso, além da competência operacional, eles precisam se desenvolver como gestores do seu negócio, se quiserem crescer e prosperar.

 

Se não investirem no seu desenvolvimento estes empreendedores estarão fadados à mediocridade ou ao fracasso. Isto exige um entendimento de que investir tempo em conhecimento é fundamental.

 

O processo de re-educação dos donos de negócio deve ser através de palestras, workshops, programas de coaching e leitura, nas áreas onde eles mais precisam melhorar suas competências de gestão.

 

Outros problemas podem contribuir para o insucesso dos negócios. Mas se você conseguir evitar os três problemas descritos acima, sua empresa terá uma grande chance de não fazer parte destas estatísticas negativas.

 

Se você precisa de ajuda com o seu negócio,  agende uma Sessão de Coaching Gratuita comigo que iremos revisar juntos as oportunidades da sua empresa.

 

Sucesso sempre!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga