Please reload

Posts Recentes

Os 5 Caminhos para suas Vendas Decolarem!

March 1, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

5 Etapas Simples para você Planejar seu Negócio para 2017

15 Dec 2016

Ninguém que eu conheça decide construir um imóvel e sai à compra de materiais de construção, sem antes desenvolver um projeto para a execução da obra.

 

 

 

Somente depois de discutir todos os detalhes com um arquiteto e um engenheiro, e colocar isto no papel, é que você inicia o processo de construção.

 

Não deveria ser diferente em sua empresa. Antes de iniciar o ano, você deve separar tempo para elaborar e escrever um planejamento cuidadoso e detalhado do seu negócio que irá guiar as ações e decisões do dia-a-dia da sua empresa.

 

Na maioria das vezes, o que eu vejo nas pequenas e médias empresas é uma completa falta de planejamento. Isto acontece por três motivos

  • falta de conhecimento – não sei o que fazer,

  • falta de habilidade – não sei como fazer ou

  • falta de atitude – não tenho vontade de fazer.

 

Há um ditado que diz que não planejamos fracassar, mas fracassamos em não planejar.

 

Todo início de trimestre, eu conduzo um workshop de planejamento com meus clientes. Este evento é o momento em que reservamos um dia para poder pensar e preparar a empresa para o crescimento.

 

No primeiro trimestre, fazemos um planejamento para todo o ano, e nos três seguintes, fazemos uma avaliação dos resultados e os ajustes necessários para que se alcance o sucesso desejado.

 

Este encontro trimestral nos dá a disciplina necessária para sustentar este processo tão importante para as empresas, e evita que alguém se perca pelo caminho.

 

 

Nós trabalhamos em cada um destes encontros Cinco Etapas básicas do planejamento empresarial, de forma simples e objetiva.

 

Objetivos

 

O primeiro ponto é definir quais são os objetivos de negócio para o próximo período, seja ele para um ano ou para um trimestre.

 

Aqui vamos definir o que a empresa quer atingir ou construir ao final do período.

 

Os objetivos de negócio devem estar orientados para cada um dos 6 passos necessários para a construção de uma empresa bem-sucedida:

 

  1. Domínio Do Negócio

  2. Geração de Fluxo de Caixa

  3. Sistematização de Processos

  4. Construção de Equipe

  5. Sinergia

  6. Resultados.

 

A escolha de qual deles se irá focar dependerá do estágio de desenvolvimento de cada empresa.

 

Metas

 

Após a definição dos objetivos de negócio é hora de se estabelecer as metas.

Explicando um pouco melhor, as metas serão os marcos a serem alcançados em cada um dos objetivos definidos.

 

Cada meta deve atender a cinco condições:

  • ser específica

  • ser mensurável

  • ser desafiadora

  • ser orientada para o resultado

  • ser temporal

 

Estratégias

 

Definidos os objetivos e as metas – o que e o quanto queremos alcançar, é hora de escolher que estratégias sua empresa irá lançar mão.

 

As estratégias definem como sua empresa fará para alcançar os objetivos e metas traçados para o período.

 

Na ActionCOACH, nós disponibilizamos mais de 300 estratégias simples, testadas e comprovadas em milhares de empresas, para auxiliar nossos clientes nesta etapa do planejamento.

 

Linha de Tempo

 

Um dos erros mais comuns que vejo em planejamento de pequenas e médias empresas, é a ansiedade de se querer executar tudo ao mesmo tempo, quando não há recursos – tempo, dinheiro e pessoas - suficientes para isto.

 

O segredo aqui é saber quando trabalhar cada estratégia. Fazemos isto distribuindo as estratégias escolhidas em uma linha de tempo, assegurando que sua execução seja ordenada e bem-feita.

 

Se você está fazendo um planejamento anual, distribua suas estratégias por mês. Se o plano é trimestral, faça a distribuição por semana.

 

Plano de Ação

 

Antes de se lançar freneticamente na execução de suas estratégias, respire fundo e separe um tempo para preparar o seu passo-a-passo.

 

Isto irá permitir que você defina as ações, seus responsáveis, os prazos e os recursos necessários para que a estratégia seja executada da melhor forma e com melhores resultados.

 

Para sua Reflexão

 

Agora, eu quero que você olhe para a sua empresa e responda:

  • Sua empresa está preparada para 2017 com um planejamento bem feito, que irá levá-la a um outro patamar de crescimento?

  • Ou ela vai iniciar o ano à deriva, sem muita certeza de onde vai chegar, e repetir os resultados do ano de 2016?

 

Dicas

 

Minhas dicas para você e sua empresa:

  • Não pense que planejar é uma perda de tempo. Na verdade, um bom planejamento pode economizar seu tempo e sua energia ao longo do ano.

  • Planejamento não é para estar na sua cabeça apenas. Passe-o para o papel!

  • Comprometa sua equipe na elaboração do planejamento, o máximo que for possível. Afinal, serão eles quem irão ajudar você na sua execução.

  • Planejamento não é algo que se faz uma vez e pronto! Revise e faça ajustes periodicamente.

 

Se você tiver alguma dúvida sobre este tema ou precisa de ajuda para sua empresa, agende uma Sessão de Coaching Gratuita comigo.

 

Sucesso Sempre e até a próxima!!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga