Please reload

Posts Recentes

Os 5 Caminhos para suas Vendas Decolarem!

March 1, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

O Domínio do Destino.

 

Hoje eu quero falar sobre o Domínio do Destino, um tema fundamental para o negócio, mas que as vezes é tratado com algum descuido por donos de empresas.

 

 

 

Eu acredito que assim como eu, você gosta de viajar, não é mesmo?

 

Quando você vai fazer uma viagem, você normalmente define cuidadosamente 3 coisas críticas para que tudo dê certo: para onde você vai, como você vai e com quem você vai.

 

Com a sua empresa não deve ser diferente!

 

Quando você abre uma empresa você inicia uma longa viagem, com muitos desafios e recompensas pelo caminho. Você e sua empresa precisam estar preparados!

 

Da mesma forma como você planeja uma viagem pessoal, seja de negócios ou de lazer, você precisa planejar a Viagem da sua empresa.

 

VISÃO

 

A primeira coisa que você deve fazer, olhando para o futuro de longo prazo, é definir claramente para onde você vai levar sua empresa. Ou, em outras palavras, que empresa você quer construir.

 

Chamo isto de Visão.

 

A Visão deve ser algo ambicioso e inspirador, que seja capaz de atrair e mobilizar todas as pessoas que se relacionam com sua empresa – colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.

 

A Visão te dará a clareza necessária para que você tome as decisões mais importantes do seu negócio. Quando você toma uma decisão, você deve se perguntar: Este caminho está me levando para mais perto ou mais longe do meu destino?

 

Por fim, a Visão não é uma meta a ser alcançada simplesmente, ela deve traduzir o seu legado como empreendedor.

 

MISSÃO

 

Depois que você definir sua Visão de negócio, o destino da sua empresa, seu próximo passo é estabelecer como sua empresa vai chegar lá.

 

Chamo isto de Missão.

 

A Missão de sua empresa irá estabelecer quem ela serve, que mercado ela atende, como ela atende e qual o diferencial ela oferece.

 

A Missão irá dizer claramente para as pessoas com quem sua empresa faz negócio e a seus colaboradores a razão da sua existência, para a qual todos devem contribuir.

 

Quando sua empresa contrata um colaborador, seleciona um fornecedor ou estabelece uma parceria, isto deve ser feito para ajudar sua empresa a cumprir sua Missão.

 

VALORES OU PONTOS DE CULTURA

 

Agora que você definiu onde você quer chegar – sua Visão – e como você vai fazer para chegar lá – sua Missão – agora é a hora de você eleger quem vai com você nesta empreitada.

 

Isto é feito através da definição dos Valores ou Pontos de Cultura de sua empresa.

 

Os valores são padrões de comportamento dos quais sua empresa não abre mão, e que balizam a atuação de todos os que se relacionam com ela.

 

Dito de forma mais simples, é o “jeitão” da empresa trabalhar.

 

Você pode ter quantos valores quiser. O importante é que eles estejam relacionados com sua empresa, seus colaboradores, seus clientes e parceiros de negócio.

 

Eu recomendo também que cada um deles tenha uma breve descrição para que não haja dúvidas de interpretação. Por exemplo, seu você considera ética um valor fundamental na sua empresa, diga claramente o que é isto e como se pratica no dia-a-dia.

 

Para sua reflexão...

 

Agora, olhando para a sua empresa, pense e responda sobre estas questões:

  • A Visão, Missão e Valores de sua empresa estão claramente definidas?

  • Elas são de conhecimento de todas as pessoas que se relacionam com ela?

  • E, mais importante, elas são lembradas e consideradas nas decisões e ações do dia-a-dia da empresa?

 

Dicas

 

Eu tenho três dicas importantes para você:

  • Primeiro, é que você dedique tempo e energia na construção da Visão, Missão e Valores da sua empresa, caso você ainda não as tenha.

  • Segundo, que elas sejam autênticas, e não apenas um conjunto de chavões sem sentido colocados em um quadro ou painel em algum lugar da empresa

  • E terceiro, que elas sejam lembradas e praticadas todos os dias por sua equipe de colaboradores.

 

Sucesso Sempre e até a próxima!!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga