Please reload

Posts Recentes

Os 5 Caminhos para suas Vendas Decolarem!

March 1, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

A ARTE E A CIÊNCIA DO ORÇAMENTO

2 Feb 2016

Contribuição: Harry Welby-Cooke

 

Um dos maiores desafios em qualquer negócio é a gestão do fluxo de caixa. Na verdade, as duas queixas mais comuns que ouço são de fluxo de caixa e marketing.

Fluxo de caixa é, no entanto, puramente um sintoma dentro de um negócio - e é prudente considerar as causas. Muitas vezes, uma das principais causas é a falta completa de um orçamento - ou apenas um orçamento pobre.

Além das definições usuais da palavra "orçamento", um das minhas favoritos é:

"A quantidade de dinheiro necessário ou disponível para um propósito."

Um orçamento também faz parte de uma exigência muito maior de domínio financeiro em sua empresa, que deve incluir:

 

  • Orçamento (incluindo Ponto de Equilíbrio e análise do Ponto de Equilíbrio de Lucro)

  • Previsão do fluxo de caixa

  • Contas de gestão mensal

  • Demonstrações Financeiras: Demonstração de Resultados e Balanço


A combinação de um orçamento com uma previsão de fluxo de caixa, que leva em conta o seu ponto de equilíbrio de lucro, pode ser o início de muitas noites mais tranquilas (em vez de estar deitado acordado, se preocupando com a falta de fluxo de caixa). Contas de gestão mensal também permitem que você faça uma referência cruzada do orçamento e fluxo de caixa para determinar a sobreposição ou discrepância entre as projeções orçadas e os resultados reais.

Chegar ao Ponto de Equilíbrio de Lucro.

Um bom orçamento deve incluir um Ponto de Equilíbrio de Lucro. Então, para chegar ao seu Ponto de Equilíbrio de Lucro, você precisa fazer a análise normal de ponto de  equilíbrio, mas adicionando o seu lucro esperado. A análise normal de ponto de equilíbrio não é suficiente a partir de uma perspectiva de orçamento e planejamento. Cada um de nós está no negócio para fazer um lucro - e isso precisa ser orçado. Se você usa um % das vendas como uma meta de lucro orçado ou um cálculo de ROI (Return sobre Investimento), isto é uma decisão sua.

Se você não está orçando para ter lucro, você nunca vai ter nenhum, e em segundo lugar, você poderia muito bem vender seu negócio e levar seu investimento para um fundo de investimento. Eles vão lhe dar prazerosamente um retorno entre 10% e 20% e, portanto, sua empresa deve, pelo menos, estar fazendo o mesmo! O Ponto de Equilíbrio do Lucro é então traduzido em KPIs, para você mesmo e para o seu pessoal ... e só quando superarmos este lucro é que nós devemos pensar em partilhar as sobras.

Um bom orçamento deve incluir a sua meta de lucro, bem como os aumentos anuais de sua equipe, comissões, um subsídio razoável para um aumento das despesas, o provisão por falta de pagamento ou dívidas incobráveis e, sim, até mesmo a parte do Leão!


Começar de novo

Meu conselho é começar de novo ao criar um novo orçamento. Comece com uma "lista de desejos" para o seu negócio. Digite os salários e despesas como você gostaria que fossem. Primeiro, coloque um "novo" pensar antes de referenciar o desempenho passado para ver onde seriam necessários ajustes. Muitas vezes, nós permitimos que os fracassos do passado ditem o orçamento do futuro. Isto nos faz mais conservadores e comprometem nosso crescimento potencial.

É então necessário o ato de equilíbrio entre as aspirações futuras e a performance passada em linha com o que você pode extrair do negócio e do mercado no ano novo. Se você quer fazer coisas "novas" no novo ano, então certifique-se que o orçamento e ações associadas também mudem. Não há nenhum sentido em ter um orçamento que ninguém jamais vai seguir ou fazer referência. Tudo é possível se ele anda de mãos dadas com as mudanças certas.

Seu novo orçamento deve, então, ser um documento vivo e não ficar ocioso até o próximo ciclo orçamental. Reveja constantemente as projeções e os custos reais e certifique-se de atualizar sempre que necessário. Você pode estar em uma posição de fazer mais dinheiro ou até menos. Quanto mais rápido você é capaz de perceber isso e responder com um orçamento atualizado, o mais rápido você e sua equipe podem tomar as medidas necessárias para garantir que você permaneça à frente das metas que você definiu. Se não, você vai cair na armadilha que a maioria das pessoas caem - em que é mais fácil fazer o rebaixamento e reduzir seus objetivos, em vez de tomar uma ação corretiva e ainda conseguir os resultados desejados.

Com um bom orçamento, a previsão de fluxo de caixa irá meramente gerenciar as diferenças temporárias entre a renda projetada e / ou despesas efetivamente realizadas em sua conta bancária. Juntamente com as contas de gestão mensal, onde poderá analisar o projetado versus desempenho real, você vai estar rapidamente em um caminho para o sucesso e um ano novo muito mais rentável e descontraído.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga