Please reload

Posts Recentes

Os 5 Caminhos para suas Vendas Decolarem!

March 1, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

POR QUE PRECISAMOS APRENDER A PLANEJAR (E PLANEJAR A APRENDER)

28 Mar 2016

 

Todos nós já ouvimos o ditado, "Se você falha em planejar, você planeja em falhar." Mas quantos de nós realmente levamos isto a sério? Será que sequer entendemos o que é o planejamento, por que devemos fazê-lo e qual seria o seu o valor?

Na minha experiência, até que entendamos "o que há nisso para mim" nós nunca realmente faremos alguma coisa. Normalmente precisa precisa haver um benefício percebido antes que geralmente façamos qualquer coisa!

Então, vamos primeiro dar um passo para trás e explorar quando nós entendemos a necessidade de planejamento. Dois dos melhores exemplos são:

1. Um casamento;

2. Construir uma casa.

A maioria dos casamentos são muito bons ou mesmo grandiosos. E mesmo se você foi a um ruim, é normalmente a minoria. Casamentos geralmente funcionam bem, porque eles tiveram literalmente meses e meses de planejamento. Cada detalhe foi considerado e os planos revistos e ajustados durante todo os meses antes do grande dia.

Para o segundo exemplo, considere o seguinte:

Atendente (pela Construtora XYZ): "Oi, aqui é João como posso ajudá-lo"?
Você: "Oi João, eu pensei em construir uma casa e queria encomendar alguns tijolos por favor."
Atendente: "Claro, quantos você gostaria?"
Você: "Bem, eu não tenho certeza, quantos você precisa para uma casa normal?"
Atendente: "Isso depende da casa. Você já pensou sobre a cor?"
Você: "Ainda não. Então talvez me dê um pouco de todas as cores que você tem."

Esta interação parece bobagem, já que ninguém jamais iria apenas começar a construir uma casa. Iriamos fazer através de um planejamento meticuloso, antes mesmo de começar a encomendar os tijolos. Em primeiro lugar na nossa imaginação, e depois com um arquiteto e, até mesmo um designer.

Então, vamos ver como e onde o planejamento se estrutura:

  • Sonho

  • Objetivo

  • Plano

  • Ação


Depois de ter passado algum tempo em ter claro seus sonhos, o próximo passo seria definir metas SMART. As metas SMART, em seguida, precisam ser traduzidos em planos para que as ações que tomemos novamente alimentem o ciclo para finalmente alcançar nossos sonhos. Isso seria o mesmo para os objetivos de negócio e sonhos pessoais.

A desconexão entre estas 4 áreas normalmente resultam em coisas como a procrastinação, o tédio, a sobrecarga, o stress, entre outros. Depois de ter clareza absoluta em cada etapa, é fácil de se concentrar e, mais frequentemente do que se espera, os seus objetivos e, em última análise, seus sonhos, são alcançados mais rapidamente do que o inicialmente esperado.

Com esse entendimento, muitas vezes eu encontro pessoas que querem ir direto para o planejamento de longo prazo.. Se você não é ainda bom para planejar o seu dia, não há nenhum sentido em tentar planejar os próximos três anos.

Clareza

Então, para começar, obtenha alguma clareza sobre o que você gostaria de alcançar nos próximos 3 anos. Com isso em mente, o que é que você gostaria de alcançar nos próximos 12 meses? Uma vez que você tem os objetivos de 12 meses, divida-os e trabalhe de trás para frente no que precisa ser feito nos próximos 90 dias apenas. Comece o planejamento nesse nível e primeiro se torne bom na criação de um plano de 90 dias, como fazemos no GrowthCLUB da ActionCOACH. Isso pode ser dividido em áreas de foco mensais e metas semanais, planos e ações que mais uma vez se conectam com as metas de 90 dias.

Tome uma atitude e seja bom em rever o plano diário e se preparar para o próximo dia. Em seguida, comece a trabalhar na revisão semanal e no planejamento para a semana seguinte, e assim por diante. Em pouco tempo você vai ter exercitado o seu "músculo" do planejamento e começará a ficar bom em planejamento anual e, em seguida, planejamento de três anos.

O planejamento é uma ferramenta para alcançar seus sonhos, e quanto mais você trabalhar com ele, e se divertir com ele, mais a sua vida e seus negócios darão frutos. 

Vá em frente!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga