Please reload

Posts Recentes

Os 5 Caminhos para suas Vendas Decolarem!

March 1, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

É BOM TER COLABORADORES SATISFEITOS, MAS NÃO É O SUFICIENTE

13 Mar 2016

Se você quer ter uma equipe altamente produtiva e comprometida com sua empresa, atender as necessidades básicas dos colaboradores não vai ser suficiente.

O que aprendemos com Abraham Maslow em sua pirâmide de necessidades humanas se aplica no ambiente de trabalho. Um colaborador não terá maiores aspirações se suas necessidades básicas de trabalho, tais como ambiente de trabalho seguro e ferramentas necessárias para o trabalho,  não estiverem atendidas.

A partir disto, seus colaboradores podem buscar pelos elementos que irão torná-los engajados com sua empresa e, em última escala, verdadeiramente inspirados por ela. Podemos ver isto no quadro abaixo.

A diferença em ter colaboradores satisfeitos, engajados e inspirados está na forma como lidam com os desafios da empresa. Colaboradores satisfeitos irão falar sobre estes desafios. Os engajados irão buscar forma de superá-los. Enquanto os inspirados irão simplesmente atropelar qualquer desafio que aparecer em sua frente.

Uma pesquisa conduzida pela Bain & Company em conjunto com a Economist Intelligence Unit junto a 300 executivos de empresas em todo o mundo, mostrou o poder da produtividade de colaboradores engajados e inspirados, como mostra o quadro abaixo:

Tomando como base 100 o nível de produtividade de colaboradores satisfeitos, os colaboradores engajados são quase 50% mais produtivos e os inspirados mais do que o dobro! 

Em outros termos, seriam necessários 2,25 colaboradores satisfeitos para produzir o mesmo que um colaborador.

 

Engajamento não se consegue com dinheiro e nem com treinamentos formais

 

Muitos gestores e donos de negócios acreditam e usam o dinheiro como um forma de conseguir o engajamento de seus colaboradores. Criam programas e sistemas de performance como estratégia de conseguir o comprometimento de suas equipes, mas quanto mais pagam, menos conseguem. Ou seja, mais dinheiro não gera mais engajamento, 

A outra forma de buscar maior nível de engajamento de colaboradores é através de programas de treinamento de baixo impacto. Nestes treinamentos, alguns colaboradores recebem conteúdo e se espera que com isto eles possam voltar à suas equipes e mudar o jogo. Mas isto raramente acontece, porque engajamento não se treina, se pratica. E isto toma mais tempo do que um workshop de algumas horas.

Se você quer levar o desempenho de sua equipe e de sua empresa, você precisa desenvolver estratégias de engajamento que atendam as necessidades de seus colaboradores. 

Sucesso Sempre!
Coach Eduardo Mendonça

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga