Please reload

Posts Recentes

Os 5 Caminhos para suas Vendas Decolarem!

March 1, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

O PORQUE TRABALHAR DETERMINA A QUALIDADE DO NOSSO TRABALHO

26 Feb 2016

Adaptado do artigo  How Company Culture Shapes Employee Motivation, de Lindsay McGregor e Neel Doshi, publicado no HBR  em 25/11/2015.

 

Uma das questões que mais afligem as empresas nos dias de hoje é como tornar seus colaboradores mais engajados e comprometidos com o negócio.

As pesquisas conduzidas pelo Instituto Gallup apontam que, na América Latina, menos de 30% dos empregados estão engajados em seu trabalho. A verdade é que isto tem impactos expressivos na produtividade e na lucratividade das empresas.

Para aumentar o nível de engajamento dos seus colaboradores, você precisa compreender o que motiva as pessoas, com consequência direta em sua performance. Uma trabalho conduzido pelos professores Edward Deci e Richard Ryan, da Universidade de Rochester destacou os 6 principais motivos pelos quais as pessoas trabalham.

São eles: Diversão, Propósito, Potencial, Pressão Emocional, Pressão Econômica e Inércia. O trabalho de muitas pesquisas mostram que os três primeiros melhoram a performance, enquanto os três últimos prejudicam. As companhias mais famosas por suas culturas maximizam os bons motivos, enquanto minimizam os maus..

  • Diversão é quando você está motivado pelo próprio trabalho. Você trabalha porque você gosta. Se divertir é o nosso instinto de aprendizado, e está ligado à curiosidade, experimentação e exploração de problemas desafiadores.

  • Propósito é quando o produto direto do trabalho serve à sua identidade. Você trabalha porque valoriza o impacto do seu trabalho.

  • Potencial é quando o produto do seu trabalho beneficia sua identidade.  Em outras palavras seu trabalho aumenta o seu potencial para uma promoção, por exemplo.

Estes três motivos estão diretamente conectados como trabalho, e você pode chamá-los de motivos diretos. Eles irão melhorar a performance em diferentes graus. Motivos indiretos no entanto tendem a reduzir performance.

  • Pressão emocional é quando você trabalho porque alguma força externa ameaça sua identidade. Se em algum momento você usou a culpa para que alguém tenha feito alguma coisa, você causou pressão emocional. Medo, pressão dos colegas e vergonha são todas formas de pressão emocional. Quando você faz alguma coisa para não desapontar alguém ou você mesmo, você está agindo sob pressão emocional. Este motivo é totalmente separado do trabalho em si.

  • Pressão econômica é quando uma força externa faz você trabalhar. Você trabalha para ganhar uma remuneração ou evitar uma punição. Agora, o motivo não está apenas separado do trabalho em si, mas também de sua própria identidade.

  • Inércia é quando o motivo está totalmente separado do trabalho e de sua identidade que você não sabe dizer porque você está trabalhando. É um motivo porque você está realizando suas atividades, mas não sabe explicar porque.

Estes três motivos indiretos tendem a reduzir performance porque você não está mais pensando sobre o trabalho - você está pensando sobre a decepção,  a remuneração, ou porque se incomodar em fazer isto. Você está distraído, e pode nem mesmo se importar com o trabalho ou com a sua qualidade.

As empresas com cultura de alta performance são aquelas que maximizam a Diversão, o Propósito e o Potencial percebidos por seus colaboradores, e minimizam a pressão emocional, a pressão econômica e a inércia.


                       Como criar uma cultura de alta performance

A cultura é um conjunto de processos em uma organização que afetam a motivação de seus colaboradores. Em uma cultura de alta performance, estes processos maximizam a motivação..

Muitos processos afetam a motivação dos colaboradores no trabalho. Os que mais tem impacto, com base em pesquisas publicadas no livro "Primed to Perform", são:

  • Desenho da função

  • Identidade da empresa (missão e código de comportamento)

  • Plano de carreira

  • Ambiente de trabalho

  • Planejamento de recursos

  • Liderança

  • Remuneração

  • Processos de governança 

  • Revisão de Performance


Mesmo sem redesenhar processos , os líderes podem melhorar a motivação total de seus colaboradores através de:

  1. Realizando um ritual de reflexão  com sua equipe uma vez por semana

  2. Explicando o Porque por trás do trabalho  para sua equipe.

  3. Reavaliando como estão desenhadas as funções do seu time.


Uma cultura de alta performance não é fácil de ser construída, e por esta razão ela é uma vantagem competitiva tão poderosa. As organizações que constroem grandes culturas são capazes de enfrentar as demandas deste mundo veloz e centrado no consumidor. Muitas organizações já se deram conta que a cultura não pode ser deixada à própria sorte.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga